terça-feira, 30 de junho de 2015

Hambúrguer


O Post de hoje é sobre Hambúrguer!!! Falei a um tempo atrás que falaria sobre ele, então vamos lá. Ultimamente o hambúrguer está na moda, comprovamos isto pelo número de casas que abriram apenas para fazer este prato e temos de admitir, hambúrguer é muito bom!

Para atender os mais diversos públicos foram aparecendo as mais variadas receitas: hambúrguer de frango, suíno, peixe, cordeiro, vegetariano e assim por diante. Pra cada gosto um receita diferente. Vc sabe onde foi inventado o Hambúrguer? Aposto que pensou nos EUA! Se pensou, errou!

Está pasmado, vc vai ficar ainda mais quando descobrir como ele surgiu. Segundo a revista Super Interessante suas origens podem ser encontradas no passado remoto. Durante os séculos XII e XIII, a Europa conheceu as invasões dos chamados mongóis. Na verdade, entre os povos que se agrupavam sob essa denominação estavam os tártaros, tribos nômades guerreiras que habitavam as estepes russas.

Os tártaros introduziram na Europa a técnica de moer a carne dura e de má qualidade para torná-la mais digerível. Diz a lenda que os cavaleiros tártaros costumavam levar a carne crua embaixo da sela quando galopavam em suas incursões guerreiras. Na hora de comer, o bife tártaro já tinha se tornado uma pasta. O que se sabe com certeza é que os tártaros foram os que apresentaram o hambúrguer aos hamburgueses (é uma flexão de hamburguês: natural ou referente a Hamburgo, Alemanha). Esses ficaram com a fama de terem sido os criadores do futuro sanduíche.

Uma coisa deve ser dita, quando os milhares de imigrantes alemães levaram aos EUA essa carne moída o BUM do hambúrguer aconteceu, ele se popularizou pois atendia a uma demanda de uma classe trabalhadora que necessitava de uma comida de rápido preparo e barata!

Bom, vamos ao que interessa, como fazer um hambúrguer, primeiro vamos ao hambúrguer em si:

Escolha uma carne de seu agrado, minhas sugestões: Fraldinha, Contra Filé, Picanha e Alcatra. Eu gosto de usar um mix de fraldinha com contra filé, 50% de cada. Peça que seu açougueiro moa essa carne para vc, já te adianto que provavelmente ele fará cara feia pois vc vai pedir para ele moer 3 ou 4 vezes! É importante que seja moído junto a gordura da carne, disse gordura (não as famigeradas "pelancas" da carne), essa gordura dá a liga ao hambúrguer, deforma que vc não precisa adicionar mais nada!

Eu monto hambúrgueres de 120 gramas, portanto a quantidade de carne vai variar de acordo com a quantidade de hambúrgueres que vc vai fazer. Esse tamanho de hambúrguer é bem interessante pois não fica muito fino e nem muito grosso, além de não ficar muito pequeno e nem muito grande no pão! Eu costumo moldar o hambúrguer com um aro, mas nada impede  vc de montar ele sem aro!

Sugestões adicionais: Se quiser ter um sabor a mais no seu hambúrguer acrescente cebola bem triturada. Também é possível acrescentar alecrim, deixe sua mente aberta, coloque pimenta e afins!

Depois de pronto seu hambúrguer reserve ele na geladeira. Vamos preparar batatas, já falamos sobre elas, veja o post Batata - Por que é tão Boa?

Agora vamos ao mise en place da montagem do hamburguer

Ingredientes                                                   Utensílios
Hambúrguer                                                      Frigideira
Pão de Agua                                                     Faca
Alface (lavado e já separado por folhas)          Colher
Tomate (cortado em rodelas)                           Prato p/ Servir
Cebola (cortada em rodelas)
Queijo (em fatias)
Maionese
Catchup
Óleo
Sal

A essa altura sua batata já deve estar assando e deve estar quase pronta.Vamos montar o hambúrguer agora. Aqueça a frigideira que vc vai usar e corte o pão ao meio, "sele" este na frigideira, este procedimento consiste em colocar o pão na frigideira quente para que ele crie uma camada dourada tanto na parte interna quanto externa do pão. Esse procedimento é muito importante, visto que essa camada crocante vai fazer com que seu pão não desmanche enquanto vc come o seu hambúrguer!

Após selar o pão refogue a cebola nessa mesma frigideira com um fio de óleo até que ela fique transparente, tempere a gosto e reserve. Coloque outro fio de óleo e grelhe seu hambúrguer, essa é a hora de colocar o sal na carne.


Depois que vc virar o seu hambúrguer coloque o queijo por cima dele, assim ele vai derretendo.

Pegue o pão, disponha no prato que vc vai servir o hambúrguer e com as costas do colher pegue um pouco de maionese e passe no pão (nuca mais vc vai querer usar faca agora pra passar maionese), reserve a extremidade de baixo do pão para o hambúrguer e na de cima coloque o alface, a cebola e o tomate. O seu hambúrguer já deve ter grelhado, coloque ele na extremidade de baixo do pão, em seguida junte as duas parte e Voalá, vc deve ter algo assim:


Aí é só acrescentar a batata e correr para o abraço!

Essa é mais uma receita com o selo de aprovação Carol de Qualidade

Em breve receitas de doce!

Ps: Pela imagem vc perceberão que em um dos hambúrgueres usei queijo branco, é uma opção pra quem gosta.

Fontes:
http://super.abril.com.br/comportamento/o-hamburguer

Nenhum comentário:

Postar um comentário